As campanhas implementadas pela Camanor demonstram seu foco no desenvolvimento social e sua preocupação em atender as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Isso só é possível porque desenvolvemos nossa atividade de forma economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta. Ao longo dos anos temos trabalhado dessa forma, valorizando o ser humano, buscando resultados positivos no mercado e mantendo o compromisso com a qualidade de vida.
Desde 2002 trabalhamos nossas campanhas de forma a retratar, da forma mais fiel, nosso sentimento e percepção da nossa atividade e do contexto social em que estamos inseridos. Passando por diversos momentos e dificuldades, elas contam um pouco da nossa história, da nossa tragetória ao longo de anos dedicados à atividade. Conheça mais sobre nossas ações direcionadas pelas nossas campanhas.
Conheça o nosso portifólio de ações de Comunicação Corporativa, Publicidade e mídias sociais.
O Selo da Campanha de 2024 reproduz o universo onde se processa o cultivo do nosso camarão. Os elementos que compõem este universo são apresentados como células que se conectam e interagem entre si, formando um conjunto uno, equilibrado e autossustentável.
As linhas em movimento que circundam os elementos representam as mudanças e oscilações advindas de imprevistos, demonstrando que o equilíbrio também é medido pela capacidade de adaptarmo-nos e realinharmos forças que permitem a retomada do nosso espaço.
2022. Ano de integrar para colher os frutos do nosso trabalho.
A integração entre o sistema de produção AquaSciense; a Larvicultura fornecendo pós-larvas saudáveis, certificadas pelo nosso Laboratório Molecular e a produção de uma ração de elevada qualidade nutricional, formam a conjunção necessária para retomada de crescimento neste ano.
O encaixe desses pilares permitirá maior controle no cultivo e ganho na produtividade. E o mais importante: possibilitará regularidade e constância na produção, sem eventuais oscilações. Com isso oferecer ao mercado um camarão de qualidade durante todo o ano.
A integração está feita. Vamos colher bons frutos!
Cultivar é acreditar. É empenhar-se na busca incansável da perfeição. Cultivar é evolução. Cultivar o que há de melhor dentro de cada um. Encontrar satisfação no produzir e na manutenção de um padrão de qualidade desejada.
Cultivar o conhecimento é estimular o crescimento pessoal e coletivo. Aplicar-se de modo a atingir total contentamento naquilo que se faz.
Cultivar Satisfação para colher o fruto de melhores resultados.
Superar os próprios limites é a meta do atleta de alto rendimento. Superar a si mesmo é o que determina e forja o diferencial de um vencedor. Usar o tempo com sabedoria e máxima eficiência. Baseado na Ciência, contruirmos a Consciência para alcançar a Excelência.
No sêlo o Sistema AquaScience surge como combustível propulsor da nave que conduz à uma nova Era. A quarta geração do Master Plan II nos projeta em um salto, em qualidade e eficiência, com o objetivo de ocuparmos nosso espaço no mercado mundial.
Ser e nos manter competitivos. Esté é o desafio para o ano de 2020.
Sigam-nos os bons!
A campanha 2019 da Camanor tem o tema ONDE O ORIENTE ENCONTRA O OCIDENTE, em alusão ao atual momento da empresa que passou a ter como sócia a partir de 2018 a empresa C.P.Foods, da Tailândia.
No selo, um mapa mundi estilizado mostra, em destaque, os territórios da Tailândia e do Brasil, países sede das duas empresas sócias, além de elementos que remetem à fauna e à flora dosdois países: o elefante e a flor de lótus simbolizam o país asiático, enquanto a arara e o coqueiro fazema menção com o Brasil.
No ano de 2018 a Campanha Institucional foi inspirada no slogan usado pela Camanor na Fenacam do ano anterior.
"Criar Camarão é Uma Arte" nos faz pensar em toda a dedicação depositada por todos que fazem parte do processo produtivo do nosso produto. Empenho esse que nos resulta um produtos de qualidade diferenciada que busca sempre a perfeição do estado da arte.
Linhas que giram em torno de um objetivo fixo. Tanto mais se afastam mais se aproximam deste objetivo. A representação gráfica de uma espiral pontuada por círculos de movimento cíclico, crescente, contínuo.
A espiral simboliza o tempo empreendido, as etapas vencidas, os processos vivenciados pela Camanor até os dias de hoje; quando a empresa revoluciona o setor da carcinicultura, ao desenvolver e aplicar a tecnologia AquaScience no cultivo de seus animais.
Em 2017 a Revolução continua. Novos objetivos estimularão o desafio de suplantarmos novos recordes, continuando a espiral evolutiva praticada pela Camanor.
Espécies entrelaçadas apontam a possível ingração e harmonia de um com o outro. A busca constante do bom equilíbio entre as espécies cultivadas como um espelho para o bom convívio nas relações de trabalho.
Foco e determinação do olhar ter o mesmo sentido e direção. O conhecer a si mesmo e o reconhecer de havilidades no outro. A troca de experiências permite o desenvolver ações com eficácia na bisca de soluções.
O respeito à vida, representado pelos elementos da natureza envolvendo as espécies, mostra o quanto necessitamos do equilíbrio para nossa sustentabilidade como ser humano, colaborador do desenvolvimento e cidadão.
Produzir... Expandir... Preservar...
Um objetivo a ser mantido e perseguido no ano de 2016. Um mote contínuo, de consequências positivas e infinitos resultados
Após renascer em uma nova dimensão, é preciso que busquemos o nível de excelência tanto dos nossos produtos quanto dos nossos procedimentos internos.
Como a fênix que ressurgiu das cinzas, a empresa tem uma nova oportunidade em 2015, após superar desafios tão grandes como as doenças, as dificuldades de manejo e manutenção do mercado.
Grandes investimentos foram feitos em tecnologia e pesquisas e, com isso, a empresa passou por grandes transformações em todos os processos de produção, nos fazendo chegar à seguinte conclusão: nada é tão bom que não possa ser melhorado.
Nosso desafio agora é firmar o nosso compromisso com a qualidade. A qualidade do produto, que já é comprovada pelos nossos clientes; a qualidade da relação entre a atividade de carcinicultura e o meio ambiente; a qualidade de vida de nossos colaboradores; a qualidade do trabalho desenvolvido em cada setor.
A melhoria em cada um desses níveis nos coloca diretamente na busca pela excelência, atingindo resultados sempre melhores em produtividade, qualidade do produto beneficiado e dos procedimentos de cada setor.
Para atingirmos o estado da arte, é preciso cuidar de cada engrenagem para que a máquina como um todo possa alcançar resultados nunca antes imaginados.
Por estes motivos a campanha de 2015 trás quatro mãos sobrepostas – uma sobre as outras – em sinal de determinação e união em torno de um único objetivo: compromisso com a qualidade do que se conquista.
No ano de 2014 a Camanor escoheu como tema de sua campanha a frase "Renascer em uma Nova Dimensão".
Diante das grandes dificuldades enfrentadas durante todo o ano de 2013, junto com a busca incessante por soluções que viabilizassem técnica e economicamente a produção de camarão em um cenário de total incerteza sobre o futuro, de fato representou um renascimento para todos que fazem parte da nossa empresa.
Para simbolizar esse momento tão marcante na tragetória de 30 anos da empresa, nada mais significativo do que a Fênix - Um pássaro da mitologia grega que quando morre entra em auto-cobustão para em seguida ressurgir das suas próprias cinzas, tornando-se assim um símbolo da imortalidade, renascimento, transformação e superação.
A imagem da ave com a cabeça erguida e com olhar para o alto demonstra determinação ao enxergar o futuro. As asas abertas indicam movimento e impulsão ao voo. Já o movimento da cauda forma o caminho percorrido entre o momento de incerteza e o instante em que encontra a saída, pronta para alçar novos voos com segurança e muita determinação.
É com esse simbolismo que comemoramos os 30 anos de luta e determinação e de mais uma grande vitória. É esse espírito de determinação e perseverança que caminhamos nessa nova estrada onde o primeiro passo será no ano de 2014.
Trabalhar com soluções simples e rápidas, porém precisas, nas atividades diárias, evitando desperdícios de tempo e custo. Esse é o foco da Camanor em 2013. Surge então o tema “Simplicidade e Velocidade". A figura do beija-flor é usada como símbolo para a personificação desse momento com seus movimentos simples, porém extremamente ágeis, nunca perdendo o foco em seu objetivo.
O beija-flor desempenha sua função de polinizar a vida com simplicidade, agilidade, velocidade e precisão. Com a campanha desse ano, queremos mostrar que não são necessárias idéias complexas que, muitas vezes, envolvem muito tempo e têm alto custo para gerar soluções. Uma empresa eficiente é feita de ações simples e rápidas em todos os níveis da cadeia produtiva e setores. É importante que todos que fazem a empresa pensem e ajam como o beija-flor a todo o momento, para que possam juntos atingir resultados eficazes.
Agilidade e precisão. Essas são as duas palavras que traduzem a expectativa e o desejo da empresa para o ano de 2012. Precisamos estar atentos a tudo que acontece ao nosso redor, seja nas nossas casas, no trabalho, com familiares, amigos, e colegas de trabalho.
Para o cumprimento de tarefas, como recuperar a produção, beneficiar produtos de qualidade, entendemos que ser ágil e preciso são condições determinantes para o nosso crescimento.O desenho formado pelo vórtice em amarelo simboliza a velocidade e rapidez envolvidas no processo de ser ágil enquanto os dois círculos concêntricos em vermelho nos passam a conotação da precisão necessária para atingirmos o nosso objetivo.
De forma simples e direta, a campanha institucional da Camanor em 2011 que tem como slogan “Ajustar o passo. Conquistar novos espaços”, busca traduzir as projeção da empresa para este ano: crescer ajustando-se as condições oferecidas por um mercado competitivo que impõe atitude e agilidade na busca por novas oportunidades, impulsionando as instituições a encontrar o rumo certo para uma expansão e crescimento sólido.
Dessa forma, para adequar-se a nova ordem estabelecida, é preciso que cada colaborador da empresa compreenda a necessidade de auto-superação, buscando melhorar seu desempenho e o tempo empreendido na superação de metas, ou seja, ajustar o passo parte do pressuposto de que cada um deve fazer sua parte para atingir os objetivos pretendidos.
Para ilustrar o conceito definido foi escolhida a imagem de uma pessoa saltando, que representa, entre outras coisas, realização pessoal, profissional, ou simplesmente a conquista de um objetivo. Além disso, o ato de saltar significa a superação de obstáculos. Os rastros do salto, também presentes na imagem, representam o impulso necessário para seguir adiante, ao mesmo tempo que demarcam o espaço conquistado, ou seja, as vitórias alcançadas.
A campanha reflete acima de tudo o momento vivido pela Camanor. A empresa passou por uma reengenharia para manter seu crescimento de forma enxuta, objetiva, eficiente e organizada, onde o capital humano e principalmente o esforço individual, são fundamentais.
Criatividade, otimismo, perseverança, superação, novas ações e cooperação. Essas são atitudes indispensáveis para vencer novos desafios e transformar as dificuldades em oportunidades. É assim que a Camanor viverá este ano e para dar suporte a esse cenário, a empresa lança a Campanha 2010 com o slogan “Novos Tempos, Novos Rumos”.
O desenho da nova campanha consiste em dois espirais agrupados aos selos de todas as outras campanhas desenvolvidas pela Camanor. Em um dos extremos dos espirais estão inseridos um barco e peixes. O elemento barco representa a ideia de que a Camanor, ao longo de todos esses anos, construiu a sua história “navegando” por vários caminhos e assim continuará em 2010, descobrindo novos rumos. O elemento peixe representa a ideia dos novos desafios que a empresa se propõe a vivenciar neste ano.
O desenho também é composto por estrelas, pelo sol e pela lua, elementos da natureza sempre presentes e importantes para a nossa atividade. O espiral transmite a ideia de que a empresa está em constante movimento, ano após ano adquirindo mais experiência, superando as dificuldades, conquistando vitórias e se adaptando aos novos momentos. Os selos das campanhas anteriores representam a longa história da Camanor, sua experiência, credibilidade e referência no mercado.
Enfrente os desafios, cumpra suas metas e se supere. Para dar sustentação ao plano traçado pela Camanor em 2009, foi criado o slogan "Descobrindo o Nosso Potencial". A ideia reforça características já presentes na empresa, sempre preocupada com as pessoas e com o ambiente onde elas vivem.
Com isso em mente, a nova campanha promove o sentimento de interiorização dos trabalhos, visando a valorização e a descoberta das qualidades de cada um que faz da Camanor a principal exportadora de camarão do país. Em 2009 queremos investir e valorizar, ainda mais, o lado humano da empresa.
A apresentação gráfica desse sentimento coloca a figura de um olho dentro de um espiral. Eles apontam para um olhar dentro de si mesmo e que ao mesmo tempo revela uma lâmpada acesa, como uma boa ideia.
Nossa meta para 2009 é reunir todas as nossas ações sociais e produzir resultados concretos aos olhos dos funcionários e, por consequência, dos nossos clientes externos. Queremos mostrar que para uma empresa organizada, com o funcionário de bem com ele mesmo e com a vida, não existe crise econômica e financeira que vença a vontade de produzir mais e melhor. Se a equipe está bem, ultrapassaremos qualquer barreira. A intenção é elevar a auto-estima desse funcionário e fazer que ele se sinta importante, e não apenas “parte do processo”.
A realização de um objetivo atingido é o melhor presente que você pode se dar.
A campanha interna de valorização da Camanor no ano de 2008 tem como ponto de partida a frase “Criatividade e União Superam Limites”. Ela foi criada com a intenção de provocar um novo entendimento nas cabeças dos nossos colaboradores. Veio também para confirmar a campanha anterior, que pregava a busca por soluções em um momento de instabilidade no mercado da carcinicultura.
Em 2008, orientada pelas palavras de ordem “união” e “criatividade”, a Camanor decidiu fazer uma mudança radical entre seus colaboradores e apostar nas qualidades de cada um. Para isso, modificou suas equipes, transferindo pessoas de seus postos de trabalho para atividades mais desafiadoras, reciclando seus talentos.
Essas mudanças têm como objetivo acelerar ainda mais o fluxo de produção para então melhorar os processos. Os ventos, as chuvas e o sol da região precisam deixar de ser barreiras, para se tornarem nossos novos aliados nessas mudanças. Por isso, o colaborador da Camanor precisa continuar tentando entender as variáveis da natureza para melhor se adaptar a elas. As boas idéias são frutos de muitas tentativas.
A imagem que representa todo esse pensamento é de fácil compreensão: o ano de 2008 sendo cuidado e mantido de pé por pessoas que não poupam esforços e se dedicam para manter o desempenho da empresa no topo. Mudamos as cabeças para termos sucesso. Tudo isso para que possamos superar os nossos limites em um mercado competitivo. Nesse ano acreditamos que criatividade e união irão superar todos os limites.
“Transformando Dificuldades em Oportunidades” foi o mote de 2006/2007, que veio solidificar ainda mais a importância em preservar o meio ambiente, sem perder a qualidade nas práticas de cultivo. A campanha trouxe mensagens de otimismo, perseverança e novos rumos para melhoresrealizações.
A idéia inicial surgiu do diretor da Camanor, Werner Jost, que desejava desenvolver uma campanha que simbolizasse exatamente o momento de crise que o setor atravessa, mas que transmitisse também a mensagem de que não se deve perder a motivação e o otimismo diante das dificuldades. Veio então a possibilidade de utilizar um símbolo oriental.
Na cultura chinesa a palavra crise é formada pela junção de dois ideogramas que traduzem, respectivamente, problemas e possibilidades. Destamaneira a compreensão da palavra “crise” é a de que um problema é a possibilidade de uma oportunidade de solução.
A borboleta com dois lados bem definidos pelas cores. Em cada lado um ideograma aplicado. Asas que simbolizam movimento. Asas que possibilitam o avançar. Na parte central da borboleta o eixo que une todos os pontos e ao mesmo tempo fonte geradora da energia e força motriz, simbolizada por um sol, nosso elo com a vida em constante ebulição. As antenas da borboleta irradiam seus sentidos. Desta maneira elas equilibram um camarão, objetivo principal de todo o processo da empresa e do setor.
Para a Camanor é somente assim que uma empresa sobrevive, através do fortalecimento de seus laços e de suas bases, da divisão de conhecimentos com colaboradores e clientes e protegendo, de forma ampla e respeitosa, todo o meio onde atua. A campanha 2006 solidifica ainda mais a importância de preservar o meio ambiente, sem perder a qualidade das práticas de cultivo.
Em 2005 o processo de crescimento continua e é preciso rever nossa conduta para permitir um crescimento sólido e sustentável. Algumas ações já foram realizadas, como o desafio de cultivar camarão com uma baixa densidade, reestruturação de alguns setores, aquisição de sede própria para o escritório central, renovação da equipe, entre outras coisas.
São ações que se traduzem em atitudes, que por sua vez, determinam novos horizontes. Esse é o tema da campanha para 2005 “Novas Atitudes. Novos Horizontes".
A mudança de atitude é a primeira ação de quem muda. Quem muda, faz isso por algum sentido e em alguma direção, conseqüentemente passa a vislumbrar de maneira mais clara e ampliada seu horizonte.
Esta campanha pretende mudar nossa vida para melhor. Mudanças de atitudes benéficas nos abrem caminhos e possibilitam o crescimento pessoal e profissional.
Precisamos retornar ao início para fazer uma reavaliação de nossas atitudes, aprender com nossos erros e derrotas e reafirmar nossos acertos. Algumas perguntas podem ajudar nessa reavaliação: Agimos sempre de maneira correta ou coerente? O que deve ser mudado para facilitar nosso dia-a-dia? Que benefícios teríamos em nossas vidas com tais mudanças de comportamento?
É preciso aprender a desaprender, ou seja, liberar-se dos antigos hábitos para poder rever, questionar e descobrir. Novas atitudes possibilitam novos horizontes; tudo se faz possível quando acreditamos que somos capazes de realizar. A oportunidade não chega quando esperamos. É necessário buscá-la ou estar preparado para recebê-la.
Ecoar os princípios da cidadania, disseminando valores éticos como cooperação, solidariedade e respeito à diversidade. Em 2004 o tema escolhido foi “Cuidar para Crescer”, uma forma de permear o cotidiano das pessoas zelando pelo bom funcionamento dos setores da empresa, evitando o desperdício e proporcionando um melhor local para se trabalhar e realizar sonhos.
A palavra "cuidar" ganha um sentido plural: proteger coletivamente o que é de todos, para todos.
Em 2003, a Camanor assume uma postura de indicar caminhos e difundir sua política através de temas conceituais, determinando uma nova estratégia de comunicação, valorizando o ser humano e reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e a busca por resultados.
Surge então o mote “Pense a Vida com Harmonia". A Camanor faz uso de uma mandala para traduzir esse conceito, que é um diagrama composto de formas geométricas, representando o ser humano e o universo, símbolo de harmonia e equilíbrio.
Resolvemos substituir as formas geométricas por elementos que representassem nossa atividade e a relação entre ser humano e o meio-ambiente. Este foi o grande foco da campanha: dar visibilidade ao camarão que produzimos e aos resultados sociais que este tipo de produção possibilita.
De 2001 a 2002 a estratégia de comunicação da Camanor foi inteiramente voltada para expansão da nossa participação no mercado externo. Nesse período recebemos o selo de Garantia de Origem Carrefour, sendo a única empresa produtora da espécie Litopaneus Vannamei a ter tal selo.
Como consequência disso, a Camanor recebeu o prêmio Destaque do Comércio Exterior, outorgado pelo Ministério da Indústria e Comercio Exterior.
Para divulgar essa premiação, que muito significou para o mercado nacional, a Camanor colocou nas ruas uma peça de outdoor intitulada “O Rio Grande do Norte Nunca Foi tão Longe”.
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